Os equipamentos para estação de tratamento de efluentes são especialmente desenvolvidos para tratar águas residuárias industriais. Portanto, atendem a diversos segmentos, tais como o alimentício, o farmacêutico, o têxtil, dentre outros. Como a água utilizada pelas indústrias é contaminada durante o processo fabril, há a necessidade de tratá-la antes do descarte. Logo, os equipamentos para estação de tratamento de efluentes são fundamentais para o alcance desta finalidade.
O conjunto de equipamentos para estação de tratamento de efluentes compõe as estações, que são projetadas e dimensionadas de acordo com as necessidades de cada cliente. Essa é uma exigência da legislação ambiental que, ao ser cumprida evita sanções à empresa.
Para decidir quais equipamentos para estação de tratamento de efluentes suprem as demandas de uma empresa, é preciso avaliar as peculiaridades de cada segmento e os objetivos que se deseja alcançar.
Entre os requisitos, é válido apontar:
Existem muitas tecnologias que auxiliam as indústrias no tratamento de águas residuárias oriundas do processo produtivo. Um exemplo de um dos equipamentos para estação de tratamento de efluentes são os tanques em polipropileno de alta densidade.
Com boa resistência química e ao impacto, os equipamentos para estação de tratamento de efluentes armazenam líquidos e substâncias diversas. Por serem atóxicos e antiaderentes, os tanques são também de fácil limpeza e não se deformam quando usados nas condições especificadas.
A relação de equipamentos para estação de tratamento de efluentes inclui ainda os separadores de água e de óleo não emulsivos. É confeccionada ainda com polipropileno de alta densidade, que realiza a separação física de óleo com concentração de até 20% sobre o volume total de água.
A JR Ambiental Indústria e Comércio LTDA. é fabricante de equipamentos para estação de tratamento de efluentes, água e esgoto e prestadora de serviços em assessoria ambiental e na manutenção de sistemas e equipamentos. Sua cartela de clientes abarca o setor industrial, os condomínios, as escolas, o comércio, as concessionárias de água e esgoto, dentre outros segmentos de todo o Brasil.